terça-feira, 25 de outubro de 2016




É POSSÍVEL SE TER UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE



            A conscientização da importância sobre a Educação Infantil se deu por volta de 1974, quando discussões importantes ganharam atenção em nível nacional com a nova LDB (lei nº 9394/96), quando então a Educação Infantil passa não apenas a se preocupar com o cuidar da criança, mas visa então o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico- psicológico, intelectual e social.



            A criança que está inserida na Educação Infantil tem de 0 a 6 anos, uma idade essencial para o seu desenvolvimento que determinará muito do que ela vai ser e conquistar durante todo o decorrer de sua vida. Em cada atividade da qual ela participa, intencionalmente ou não, ela está aprendendo e se desenvolvendo, por exemplo: “Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas,” (RCNEI – pag.15). Sendo assim é preciso que a Educação Infantil propicie um ambiente favorável ao desenvolvimento da criança, incentivando a brincadeira com segurança e diversas possibilidades para que a criança explore ao máximo estes momentos que não são apenas de lazer, mas também e principalmente de aprendizado, de si mesma, do meio em que está inserida, de sua cultura e do outro.



            Hoje em dia encontram-se grandes dificuldades na aprendizagem nas séries iniciais no ensino fundamental e médio, principalmente nas disciplinas básicas de matemática e português, problemas estes que poderiam ser evitados se na Educação Infantil as crianças fossem bem trabalhadas através da Psicomotricidade, que permite a criança um desenvolvimento neuromotor mais detalhado podendo auxiliar o processo de alfabetização com mais êxito e futuramente pode trazer benefícios ao desenvolvimento escolar do educando. Devido a isto se acredita que na Educação Infantil o processo de ensino aprendizagem deva-se aliar o cuidar, o brincar e o educar em todo o decorrer da permanência da criança nesta etapa escolar, respeitando o corpo da criança e suas necessidades básicas, sem força-la a atingir objetivos aos quais “nós” como adultos achamos convenientes ou necessários. Todo este processo precisa de forma eficaz trabalhar a autonomia da criança, o que vai ajuda-la em todas as fases de sua vida, tornando-a não só uma criança autônoma e capaz de tomar decisões, como sendo ela um sujeito social e histórico, possa não apenas ser influenciada pelo seu meio social, mas, também tenha a condição de influenciá-lo.

           

            É possível se ter uma Educação Infantil de qualidade valorizando o espaço físico, a segurança, a alimentação das crianças, porém, mais do que isso é preciso que os educadores sejam capacitados e estejam nesta carreira por amor, para que se dediquem da forma adequada e necessária para desenvolver suas funções. Vivemos em um tempo onde se fala e se pratica muito a capacitação, a formação contínua dos profissionais, mas em uma época onde o ter é muito vais valorizado do que o ser, a classe de educadores passa a não mais dar tanta importância ao capacitar-se para fazer diferença no dia a dia em sala de aula, mas capacitar-se para aumentar a possibilidade de conseguir oportunidades melhores em suas funções para que suas rendas mensais possam subir. Não que isto não seja importante, mas assim como no processo educativo é preciso ter o equilíbrio para que todas as áreas das crianças sejam desenvolvidas, sem que uma seja mais privilegiada que a outra e no futuro ela seja comprometida em seu processo de aprendizagem, se o educador também não usar deste equilíbrio em seu desenvolvimento como profissional, a educação sofrerá grandes prejuízos e o presente e o futuro de nossas crianças estará seriamente comprometido.



            Portanto é possível se ter uma Educação Infantil de qualidade desde que os profissionais da área sejam não apenas profissionais, mas sim apaixonados pela educação e por toda a transformação que ela pode causar não só na vida das pessoas que serão por eles tocadas, mas em toda a sociedade onde essas vidas estarão inseridas. Se cada um deles perceber que há mais por se fazer do que apenas cuidar e brincar por brincar das crianças de 0 a 6 anos, que quando você faz com que todo o processo  de ensino aprendizagem tenha sentido na vida do educando, desde sua infância, fazendo com todas as áreas sejam trabalhadas e valorizadas em cada etapa, o resultado será de efeito mais duradouro e eficaz, ai sim a Educação Infantil será uma educação desenvolvida com qualidade.

Fonte:

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.    Brasília: MEC/SEF, 1998.


Por: Andreia Menezes Silva

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