RESENHA CRÍTICA DO TEXTO: RESSOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO.
PARAÍSO DO NORTE, 2015.
O texto
Ressocialização através da educação, apresenta dados referentes a história do
sistema penitenciário no Brasil, seus objetivos iniciais voltados
exclusivamente ao castigo e punição através da privação de liberdade, acreditando
que este processo pudesse ressocializar os detentos. Porém o texto mostra a
falha e o fracasso do sistema, apresentados na reincidência dos crimes, alguns
deles piores do que o anterior, ousando dizer que é como se a prisão os
tornasse mais nocivos ao convívio social. Partindo deste histórico no ano de
1950, a educação no sistema penitenciário inicia-se, com a visão de alfabetizar
e proporcionar a oportunidade de continuidade dos estudos para aqueles que não
tiveram esta oportunidade. Dentro deste contexto objetiva-se o trabalho com
conceitos importantes como, família, amor, dignidade, cidadania, governo,
dentre outros, que possam auxiliar o processo de humanização e uma analise e
compreensão das suas realidades proporcionando-os a autonomia intelectual.
Basta olhar para a
atual realidade social da nação brasileira, que é possível identificar mesmo
sem uma analise profunda, o fracasso do sistema penitenciário brasileiro. A
superlotação e a ociosidade prisional dentre tantos outros fatores, se tornam
grandes responsáveis pelo fracasso deste sistema. É preciso olhar para os
milhares de internos das prisões espalhadas pelo país, como vidas que embora
não tenham se preocupado com os direitos dos seres humanos ao alvejarem contra
a vida de outros, continuam sendo vidas que precisam ser tocadas e ensinadas a
viver e respeitar. Cada um deles tem sua história de vida, que muitas vezes não
representam um exemplo de cidadania respeitada, não que a falta de direitos
humanos cumpridos justifique qualquer tipo de crime, porém, diante de um tema
em que a formação de cidadãos esteja envolvida, este é um fator a se
considerar. Para isso ao olhar para os seres humanos que estão aprisionados e
precisam ser ressocializados, nos deparamos com a possibilidade de que a educação
seja uma das formas mais eficaz neste processo. Como diz Mario Quintana: “Eu acho que todos
deveriam escrever versos. Ainda que saiam maus. É preferível,
para a alma humana, fazer maus versos a não fazer nenhum. O exercício da arte
poética é sempre um esforço de auto-superação e, assim, o refinamento do estilo acaba trazendo a melhoria da alma”. A educação através da reflexão e da
conscientização critica torna possível uma transformação de dentro para fora no
ser humano, transformação essa que se torna mais eficaz que apenas a aplicação
de castigos em forma de privação de liberdade, sem a devida informação sob o
que acontece para levá-los a esta condição, sobre as consequências que refletem
seus atos, não só em suas vidas, mas em toda a sociedade, e sob a possibilidade
de uma mudança intencional que comece neles e através deles possa atingir
grande parte dessa sociedade, que em algum momento das suas vidas, não cumpriu
o papel que lhe cabia, porém através deles pode cumprir na vida de outros.
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